Logo Otorrino
Página Inicial
Site Fapesp
       Site Capes
Site CNPq
Site Plataforma Lattes
Site Pós FMUSP
Site Capes Periódicos

Programa de Pós-Graduação em Otorrinolaringologia

Discussão do trabalho "Estudo do Trauma Intracoclear pela Inserção do Feixe de Eletrodos de Implante Coclear na Janela Redonda de Ossos Temporais"

Considerações feitas pelos alunos e discutidas na reunião
Veja a Galeria de Imagens
Prezados colegas,

No dia 22/06/2011, discutimos o trabalho intitulado: "Estudo do Trauma Intracoclear pela Inserção do Feixe de Eletrodos de Implante Coclear na Janela Redonda de Ossos Temporais".

Mudamos um pouco o modelo de análise do projeto de pesquisa, pois iniciamos as discussões pela internet antes da reunião.

Abaixo, colocamos algumas das considerações feitas pelos alunos e discutidas na reunião.


DISCUSSÃO:

1) Objetivos do estudo - claros?
“...na metodologia não há descrição de quais variáveis serão medidas, como vai ser avaliado o trauma na membrana basilar ou como vão ser estabelecidos os reparos anatômicos.” (MT)

2) Metodologia – risco de vises?
Viés de seleção (os 02 grupos de estudo podem não ser comparáveis a depender dos critérios da microscópia utilizados e da história prévia dos “pacientes” - eles podem ter passado de arteriopatias ou insuficência vascular, provavelmente a história prévia é desconhecida)./ Viés de detecção (os critérios da microscopia ótica podem não ser adequados para avaliação
do desfecho - trauma coclear) (ND
Viés de seleção [amostragem]: único critério de exclusão é presença de doença macroscópica visualizada na cavidade timpânica ou orelha média durante a dissecção. Idade, antecedentes pessoais de meningite, por exemplo, vão influenciar nos resultados. Seria interessante definir melhor critérios de inclusão ao invés de colocar apenas o critério de exclusão. / Viés de
mensuração/observador: o pesquisador que for fazer avaliação histológica poderia ser cegado para minimizar esse viés. (MT)

3) Variáveis medidas – claras?
Não (vários alunos)

4) Testes estatísticos – sugestão
“Difícil dizer, pois no estudo não há descrição das variáveis a serem medidas. Para poder comparar as variáveis é importante definir o tipo de variável. O trauma intracoclear será classificado qualitativamente (leve, mod, etc..., variável ordinal) ou quantitativamente (variavel numérica contínua)?” (MT)

5) Limitações
A falta de conhecimento do histórico dos “pacientes”, que pode tornar os grupos não comparáveis e alterar as variáveis de desfecho. / O fato de tratar-se de um estudo em cadáveres faz com que o processo inflamatório decorrente do trauma in vivo e suas possíveis seqüelas não seja levado em conta, principalmente seu impacto na audição. (ND)
O viés de seleção prejudica a validade interna do estudo. A grande questão levantada na introdução foi a de preservar a audição residual pela inserção menos traumáica possível de eletrodos na cóclea. Por ser um estudo em peça anatômica que avalia trauma (e trauma implica em resposta inflamatória), há prejuízo da validade externa. (MT)

Nossa próxima reunião será no dia 24 de agosto de 2011.
Estimulamos os alunos a postarem seus comentários para iniciar a discussão antes da reunião. Quanto mais comentários, mais rica será a discussão em classe.

Atenciosamente,
Rui

www.GN1.com.br