CENTRO DE PESQUISA DA FO E LIVRO COMEMORATIVO DA HISTÓRIA DOS 100 ANOS DA ORL-FMUSP MARCAM A SEMANA DA OTORRINOLARINGOLOGIA
01/08/2014
Dois eventos simultâneos marcaram a semana da Otorrinolaringologia do HC-FMUSP.


Veja a Galeria de Imagens
Quarta-feira, 30 de julho, foi um dia especial para a disciplina de Otorrinolaringologia do HC-FMUSP. Com abertura solene realizada com grande parte dos professores da disciplina e seus alunos, os Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento e Prof. Dr. Luiz Ubirajara Sennes descerraram a placa comemorativa do mais novo Centro de Pesquisa da Fundação Otorrinolaringologia, situado próximo ao Hospital das Clínicas.
"O intuito de criar esse espaço, aproveitando a mudança do Projeto Reouvir daqui, foi montar um local onde nossos estudantes e professores possam realizar pesquisas voltadas à audição, voz, nariz e garganta - e outros assuntos relacionados a otorrinolaringologia -, pois formamos o maior número de otorrinos do Brasil, que podem se dedicar mais à pesquisa e, devido à falta de incentivo governamental, não conseguem levar adiante trabalhos iniciados no período da faculdade", disse Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, o professor titular da ORL - USP.
O professor lembrou ainda, durante a solenidade, que essa falta de incentivo, deixa o Brasil muito atrás do número de patentes registrada na China, Índia e até África. "A primeira sala que montamos - e que será coordenada pela fonoaudióloga Valéria Goffi-Gomez - é a de evolução do implante coclear. A primeira pesquisa será sobre a audição binaural, a necessidade de termos dois ouvidos e precisarmos deles para nos situarmos em relação ao barulho, pilotos de aviões que utilizam aparelhos auditivos e até implante coclear, além de simulação de um mundo de sons com a finalidade de estudar como auxiliar os deficientes auditivos a discriminarem sons", continuou.
Prof. Dr. Ubirajara Sennes lembrou que um dos pilares da Fundação Otorrinolaringologia é a pesquisa e esse centro foi pensado durante anos para ser inaugurado. "É mais um objetivo alcançado dentro da FO. A pesquisa vem complementar os cursos que realizamos no Brasil todo - e até no exterior - e os congressos, onde disseminamos conhecimento", disse ele.

Livro histórico
Junto com o lançamento do Centro de Pesquisa, foi lançado o livro Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - 100 Anos de Excelência, de autoria do Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, em português e inglês.
"Idealizei esse livro durante anos, pois assisti várias turmas de estudantes entrando na FMUSP sem imaginar toda a história - e evolução - da Otorrinolaringologia na universidade. No início, no começo do século passado, a ORL era quase uma subespecialidade da Medicina, responsável por tirar as amígdalas. Foi pioneira em várias coisas da medicina. Poucos sabem que foram as cirurgias otológicas que fizeram com que surgisse o endoscópio - hoje utilizado em larga escala em cirurgias bariátricas. Foi a ORL que introduziu o microscópio nas cirurgias e que criou a primeira prótese sensorial - o implante coclear", explicou o professor.
Para ele, é importante o estudante conhecer que a disciplina de ORL foi um trabalho construído de tijolo a tijolo para chegar no que está hoje. "Gosto de pensar no futuro. O que mais motiva é o futuro. Aqui, não se cultiva somente o atendimento, pesquisa e ensino. Formamos um indivíduo como um todo, com ética, caráter. Só se consegue fazer isso formando o médico como um todo. E o livro serve para mostrar todo o nosso serviço, que é bastante amplo. E ele foi escrito em duas línguas para que todos - incluindo professores e alunos estrangeiros que vem dar aulas aqui, ou aprender na nossa cátedra - tenham oportunidade de conhecer o que foi feito na nossa disciplina na nossa especialidade. E os planos para o futuro também. Daqui a 100 anos, quem sabe, outro professor fará o mesmo que fiz agora", finalizou Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento.


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias