CONFERÊNCIA MAGNA ENCERRA O ANO LETIVO DA ORL HC-FMUSP
15/12/2014
Realizada pelo Prof. Dr. Alan Schwartz, professor da Universidade de Baltimore, nos EUA, a Conferência Magna sobre os Avanços da Apneia do Sono no mundo, marcou o final de ano letivo da Disciplina de Otorrinolaringologia da FMUSP


Veja a Galeria de Imagens
Convidado pelos Profs. Drs. Michel Cahali e Luiz Ubirajara Sennes, a Conferência Magna desse ano, teve como orador, o Prof. Dr. Alan Schwartz, da Universidade de Baltimore, EUA, que discorreu sobre Obstructue Sleep Apnea: Pathogenic Mechanisms and Therapeutic Approaches.

No início da conferência, o Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento fez uma apresentação de todas as atividades da disciplina de Otorrinolaringologia no ano de 2014.

"Os atendimentos médicos se mantiveram estáveis - cerca de 80 mil atendimentos foram realizados. Mas houve afunilamento cirúrgico com filas de espera. 3914 cirurgias foram realizadas - e deveriam ter sido feitas muitas mais. As internações na enfermaria da ORL também foram um pouco menores", disse ele.

Já em atendimentos fonoaudiológicos a ORL realizou 5 mil, um número maior do que o do ano passado e o Grupo de Implante Coclear realizou 1422 consultas, houve 3965 avaliações de em exames realizados pelas fonos, foram realizadas 98 cirurgias, e 952 exames Bera. "Nosso Grupo de Implante Coclear, com esses números, iguala-se aos melhores do mundo", comentou.

O Reouvir - programa de saúde auditiva, social, realizado pela ORL-HCFMUSP - distribuiu 1800 aparelhos auditivos convencionais (AASI) e teve o marco histórico 7.200 retornos de consulta nesse ano. O Hospital Universitário realizou 4.428 atendimentos ambulatoriais e o número no pronto atendimento foi de 12.800.

Fundação Otorrinolaringologia
Prof. Ricardo apresentou os números envolvendo Ensino e Pesquisa da ORL- 3º Ano, 180 alunos 48 aulas, 5º Ano, 180 alunos, 72 aulas. "Nossa Educação Médica tem 29 médicos na residência, 8 em especialização, com capacitação médica para 2 estrangeiros. A Pós-Graduação possui 37 alunos, alunos especiais, 6 e em 2014, tivemos 6 defesas de tese", informou.

A Fundação Otorrinolaringologia, parceira da ORL-FMUSP, também foi enfatizada pelo professor. "Em 2014, tivemos 3700 participantes no Congresso da Fundação Otorrinolaringologia, em Goiânia. Foram realizados 40 cursos no Brasil todo, com 1250 participantes, todos cursos avançados de otorrinolaringologia e o nosso Laboratório de Investigação Médica, o LIM 32, ganhou o prêmio de Melhor Tese da CAPES", comentou.

A FO também foi responsável pela reforma completa e modernização do Anfiteatro da ORL no Instituto Central do HC-FMUSP, mantém o Centro de Audiologia e Reabilitação e reformou o Centro de Pesquisa da Otorrinolaringologia, que fica em uma casa na rua Arthur de Azevedo, onde funcionava o antigo Reouvir.

"A Fundação é responsável também pelos programas sociais como o Reouvir e a campanha Quem Ouve Bem, Aprende Melhor, além de ser a responsável pelo desenvolvimento de produtos patenteados como a prótese auditiva convencional genérica que, atualmente, é comercializada a um preço muito menor do que os modelos importados", disse ele.

É a responsável pela edição da revista International @rchives of Otorhinolaryngology recentemente indexada no PUBMED e, pelas revistas para público leigo, Ouvir Bem e a Turma do Bentinho, voltada ao público infantil. "A Fundação também cuida dos sites da ORL - www.forl.org.br; www.implantecoclear.org.br; www.neurinoma.org.br; www.paralisiafacial.org.br; www.otorrinopediatrica.org.br; www.vozedisfonia.org.br. Nosso portal, nesse ano, chegou a 350 mil acessos e terá um novo visual o ano que vem. Para o congresso, foi criado um aplicativo para celular com toda a sua programação, juntamente com as palestras que estavam acontecendo. Na semana passada, a Fundação realizou o I Workshop de Zumbido, que precisou mudar de local tamanha a procura que houve", disse ele.

E finalizou: "Temos que destacar, também, a biblioteca mantida pela FO, com 1440 livros e 46 títulos de periódicos, além das 473 teses defendidas da ORL. E só em médicos visitantes, graças a essa parceria, tivemos 27. Para 2015, queremos crescer mais e definir o CERTOO, o nosso hospital de Otorrinolaringologia e Oftalmologia, para crescermos mais!"

Depois da Conferência Magna aconteceu um coffee break e, em seguida, a formatura da turma de médicos residentes, do curso de especialização e dos programas de complementação da Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo 2014.

Formatura e jantar
Os formandos de Residência Médica em ORL são: Camila Mutai Vargas, Évelyn Saiter Zambrana, Fernando de Andrade Balsalobre, Henrique Costa Penatti, Hugo Rodrigues Anteghini, Luiz Herculano da Silva Júnior, Mona Sayed, Paula Tardim Lopes e Priscila Fontinele Muniz. Os formandos em especialização em Otorrinolaringologista são: Deusdedit Brandão Neto e Mila Macêdo Almeida. Nadir Iracema Lemos formou-se no Programa de Capacitação para Médicos Estrangeiros da Otorrinolaringologia.

No Programa de Complementação Especializada em Otoneurologia Clínica formou-se Patrícia Mauro Mano; Alice Soraia Melo Escorel, Ingrid Helena Lopes de Oliveira, Juliana Frozoni Lemes e Vania Garcia Wolf Santos terminaram a Complementação Especializada em Cirurgia Plástica Facial; Diego de Oliveira Lima e Flávia Gonçalves de Oliveira Maestralli concluíram o Programa de Complementação Especializada em Cirurgia Endoscópica e Endonasal; João Paulo Barnewitz concluiu o Programa de Complementação Especializada em Faringolaringologia; João Paulo Rezende Felício concluiu o Programa de Complementação Especializada em Medicina do Sono; Mariana Schmidt Kreibich concluiu o Programa de Complementação Especializada em Otorrinolaringologia Pediátrica e Ricardo Silva Chiabai Loureiro concluiu o Programa de Complementação Especializada em Eletrofisiologia da Audição e Nervo Facial.

Fernando de Andrade Balsalobre foi o orador da turma de formandos de 2012. "Foi uma emoção muito especial. Gostei muito em poder relembrar fatos junto a nossa turma que nos remeteram a várias experiências durante a residência. E a homenagem ao Dr. Gilberto Morio Takahashi foi muito sincera. No Hospital Universitário, foi ele quem, com a paciência de professor, nos deu calma e segurança para que conseguíssemos realizar todos os procedimentos cirúrgicos. E a noite, junto as nossas famílias, foi tudo muito perfeito! O jantar estava muito agradável, tudo muito bem organizado. Inesquecível para todos nós!", disse Fernando.

O homenageado pela Turma de Formandos 2012, Dr. Gilberto Morio Takahashi, professor responsável pelos residentes no Hospital Universitário ficou muito emocionado com a escolha feita pelos novos médicos. "Foi muito especial. A formatura dos residentes é relativamente nova e foi uma honra muito grande ser lembrado por quem acompanhei desde o início da residência. Uma grata e muito bem-vinda surpresa. É a certeza de que realizamos um bom trabalho junto aos alunos, transmitindo conhecimento que recebemos de nossos professores quanto também fomos residentes. Sou muito grato por isso!", finalizou o otorrinolaringologista e professor.


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias