2º Curso Avançado de Dissecção em Otorrinolaringologia
17/11/2015
Na semana de 10 a 13 de Novembro de 2015, aconteceram os 02 últimos módulos do 2º Curso Avançado de Dissecção em Otorrinolaringologia


Veja a Galeria de Imagens
Na semana de 10 a 13 de Novembro de 2015, aconteceram os 02 últimos módulos do 2º Curso Avançado de Dissecção em Otorrinolaringologia, organizado pela Fundação Otorrinolaringologia, sob responsabilidade do Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, Professor Titular da Disciplina de Otorrinolaringologia do HCFMUSP.

Trata-se do único curso prático em cadáver fresco na América Latina, que proporciona a oportunidade dos participantes dissecarem individualmente peças não formalizadas, sendo totalmente Hands On.

Nos dias 10, 11 e 12, aconteceu o Módulo III, de Cirurgia Plástica Facial, coordenado pelo Dr. Carlos Alberto caropreso. O módulo teve suas 16 vagas preenchidas após poucos dias da abertura das inscrições, e contou com participantes de todo Brasil. Foram 03 dias intensos de muita teoria e prática, com o apoio de toda a equipe do HCFMUSP.

O Dr. Carlos A. Caropreso, coordenador do Mód III, comenta que neste curso o aluno tem a oportunidade de aprender a teoria da anatomia de toda a face, principalmente voltada para a cirurgia plástica facial, e a possibilidade de, na peça anatômica, dissecar e fazer todas as técnicas cirúrgicas que foram incitadas sobre o rejuvenescimento facial e na rinoplastia. "O aluno pode esperar um entendimento melhor sobre toda anatomia e aplicação prática em todas as suas cirurgias plásticas de face, blefaroplastia, ritdoplastia, rinoplastia e cirurgia de frontoplastia com elevação do supercílio."

O Dr. Marzo Mansur Moussalle, de Porto Alegre/RS, escolheu este curso devido ao interesse em se aprimorar com peças frescas, pois através delas, é possível analisar a anatomia completa da face. De acordo com ele, a escolha da instituição contou muito "Para mim a Fundação é a melhor instituição em termos de ensino e pesquisa do País. Já tive a oportunidade de fazer pós graduação aqui, e conheço a seriedade da instituição, e sei que os professores são muito qualificados".

Já nos dias 12 e 13, aconteceu o Mód IV, de Cirurgias do Ronco e Apneia, coordenada pelo Dr. Luiz Ubirajara Sennes. Este módulo foi dividido, contemplando um dia de teoria e outro totalmente prático, com demonstrações de técnicas feitas por renomados cirurgiões.

O objetivo principal deste módulo foi a dissecção e estudo da anatomia da musculatura faríngea com realização de cirurgias faríngeas em peças anatômicas não formalizadas. Os alunos tiveram a oportunidade de dissecar uma "hemi-faringe".

Devido ao grande sucesso, a FORL já está preparando o 3º Curso Avançado de Dissecção em Otorrinolaringologia, que provavelmente acontecerá em Outubro e Novembro de 2016. Fique de olho no calendário de cursos da FORL, e faça sua inscrição! Mais informações no site: www.cirurgiaotorrino.com.br


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias