109º Curso de Dissecção do Osso Temporal! Dissecção em 3 Dimensões Esterioscópica !!! Estações Individuais de Gravação e Filmagem !!!
04/12/2015
Entre os Dias 30 de Novembro e 02 de Dezembro de 2015, Aconteceu no Laboratório de Habilidades Cirúrgicas em Orl da Fmusp


Veja a Galeria de Imagens
Entre os dias 30 de Novembro e 02 de Dezembro de 2015, aconteceu no laboratório de Habilidades Cirúrgicas em ORL da FMUSP, o 109º Curso de Dissecção do Osso Temporal, organizado e ministrado pelo Prof. Ricardo Ferreira Bento e com a colaboração do Prof. Rubens Vuono de Brito Neto. O curso contou com participantes de várias regiões do Brasil e do Exterior.

"Esse é um curso que se tornou tradicional e envolve toda a equipe. Não só os professores que organizam e colaboram, como também monitores que auxiliam os participantes", diz Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento.

Acontece regularmente em São Paulo, e já foi realizado em mais de 22 países entre eles: USA, Espanha, Portugal, Argentina, Chile, Índia, China, Rússia, Colômbia, Peru, Austrália, França, Itália, Escócia, México, Canadá, Nova Zelândia, Grécia, Bolívia, Paraguai, Suécia e Finlândia somando mais de 136 edições realizadas no Brasil e no mundo!

Com mais de 1.800 participantes ao redor do mundo, o curso de Dissecção do Osso Temporal é o maior curso já realizado pelo mesmo Professor - Ricardo Ferreira Bento.

Ministrado em 03 dias consecutivos, o curso tem uma programação intensa desde aulas de monitorização até demonstrações em 03 dimensões estereoscópicas, técnica desenvolvida pelo Prof. Ricardo Bento na década de 90 possibilitando uma imagem mais real para os participantes como se eles estivessem "dentro" dos ossos temporais!

No primeiro dia, de manhã, houve entrega de material aos participantes, preparação de peças, aula sobre utilização dos materiais de dissecção, apresentação do material cirúrgico, retirada do osso temporal do cadáver, identificação das estruturas externas do osso temporal e antrotomia. À tarde, aticotomia, identificação do saco linfático e golfo da jugular. "Os participantes, separados em duplas, aprendem técnicas cirúrgicas e estudam anatomia repetindo os procedimentos que faço em peças que recebem nas aulas", continua o professor.

Na terça feira, a programação foi a seguinte: timpanotomia posterior, identificação do nervo facial, ossiculoplastia, exploração do meato acústico externo, derrubada da parede posterior do meato e exploração da cavidade timpânica. Na quarta feira, a grade contou com aulas de canais semicirculares, labirintectomia, acesso ao conduto auditivo interno, cóclea, carótida, relação carótida/jugular. Os participantes conheceram também a evolução de acesso via fossa média. "O importante desse curso, além do conhecimento das técnicas e da anatomia da orelha, está na participação de todos com perguntas livres durante todo o curso. A cada curso feito, o interesse aumenta", comentou Prof. Ricardo.

O Dr. Walter Florez Guerra de Lima, Peru comenta "O curso em 3D foi excelente pois é possível ter uma visão geral no momento da prática - e ter essa experiência junto com o Prof. Ricardo é ótimo".





NÃO PERCAM OS PRÓXIMOS CURSOS:

110º Curso de Dissecção do Osso Temporal: 29 fev a 02 Março

111º Curso de Dissecção do Osso Temporal: 30 Maio a 01 Junho

112º Curso de Dissecção do Osso Temporal: 05 a 07 Dezembro



Inscrevam-se o mais rápido possível, normalmente as vagas se esgotam para o ano todo !

ESTE CURSO FAZ A DIFERENÇA !!!!! É O ORIGINAL ! SEM DÚVIDA O MELHOR E MAIS COMPLETO DO BRASIL


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias