Xiii Curso Teórico Prático de Distúrbios da Deglutição e Refluxo Laringofaríngeo
16/12/2016
08 e 09 de Dezembro


Veja a Galeria de Imagens
Durante os dias 08 e 09 de dezembro, os temas disfagia e refluxo laringofaríngeo foram amplamente discutidos no XIII Curso Teórico Prático de Distúrbios da Deglutição e Refluxo Laringofaríngeo da Fundação Otorrinolaringologia e da Divisão de Clinica Otorrinolaringológica do HCFMUSP.



O curso teve a honrosa participação de 43 inscritos de todo o território nacional e internacional! As aulas foram bastante didáticas, ministradas pelo nosso corpo clínico, além da participação de colegas da Cirurgia do Aparelho Digestivo e da Radiologia, que discorreram sobre a Doença do Refluxo Gastroesofágico e Videodeglutograma, respectivamente.



O ponto alto do curso foi a parte prática, onde a Dra. Patricia Santoro realizou exames ao vivo em pacientes disfágicos, que generosamente vieram ao hospital especialmente para a junta médica. Os casos foram complexos e de diversas etiologias que compõe este universo da disfagia orofaríngea. Os exames foram realizados em sala restrita, com transmissão simultânea para o anfiteatro, seguido de discussão caso a caso. Duras realidades, grande sofrimento, mas também muito aprendizado, além da perspectiva de progressos e melhora da qualidade de vida dos pacientes, por meio das condutas tomadas.



Segundo Dra. Patricia, "ao longo dos anos, percebemos o crescente interesse dos colegas otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos no desafiador manejo dos pacientes disfágicos". Fato este que ficou nítido através dos nossos principais congressos nacionais. No Congresso da Fundação Otorrinolaringologia, ocorreram mesas redondas, painéis, conferências e apresentação de trabalhos científicos sobre o tema.



O Dr. Julio Enrique Perez Lu, do Peru escolheu fazer este curso porque está trabalhando com deglutição em Lima e precisava lembrar e tirar algumas dúvidas para seu trabalho. Julio ainda declara " gostei muito do curso, vou colocar tudo que aprendi em prática no meu trabalho no Peru."



Já o Dr. Gustavo Higa Ogawa do Paraná, escolheu fazer esse curso através da indicações dos amigos que elogiaram muito o curso, para ele o curso foi excelente porque conseguiram aprender desde o básico até os casos mais complexos apresentados na parte prática.



Agradecemos a presença de todos os participantes, além da indispensável ajuda de todo o nosso departamento, através das aulas ministradas por nossos docentes, da assessoria dos nossos residentes, preceptores, fellows e fonoaudiólogos, e da caprichosa organização de toda equipe Fundação Otorrinolaringologia, sem as quais este curso não teria o sucesso obtido.


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias