Realizado o 116º Curso de Dissecção do Osso Temporal do Professor Ricardo Bento
16/03/2018
Dissecção em 3 Dimensões Esterioscópica!!! Estações Individuais de Gravação e Filmagem!!!


Veja a Galeria de Imagens
Com aulas e monitorização do Prof. Dr. Ricardo Bento, o 116 º Curso de Dissecção do Osso Temporal no Laboratório de Habilidades Cirúrgicas em Otorrinolaringologia da FMUSP. "Esse é um curso que se tornou tradicional e envolve toda a equipe. Não só os professores que organizam e colaboram, como também monitores que auxiliam os participantes", diz Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento. Mais de 1.800 médicos já passaram por eles e 144 edições aconteceram no Brasil e no mundo.
Regularmente acontece em São Paulo, já foi realizado em 22 países entre eles USA, Espanha, Portugal, Argentina, Chile, Índia, China, Rússia, Colômbia, Peru, Austrália, França, Itália, Escócia, México, Canadá, Nova Zelândia, Grécia, Bolívia e Paraguai, Suécia e Finlândia.
É o maior curso de dissecção já realizado no mundo pelo mesmo professor.
Ministrado em três dias, o 116º Curso de Dissecção do Osso Temporal teve uma programação intensa.
Este é o único curso no mundo com demonstrações em 3 dimensões estereoscópicas, técnica desenvolvida pelo Prof. Ricardo Bento na década de 90, possibilitando uma imagem mais real para os participantes como se eles estivessem "dentro" dos ossos temporais!
No primeiro dia, de manhã, houve entrega de material aos participantes, preparação de peças, aula sobre utilização dos materiais de dissecção, apresentação do material cirúrgico, retirada do osso temporal do cadáver, identificação das estruturas externas do osso temporal e antrotomia. À tarde, aticotomia, identificação do saco linfático e golfo da jugular. "Os participantes, separados em duplas, aprendem técnicas cirúrgicas e estudam anatomia repetindo os procedimentos que faço em peças que recebem nas aulas", continua o professor.
A Médica Residente, Dra. Flavia Caldini Pissini, de Sorocaba/SP, conta porque que escolheu esse curso: "acho muito importante treinarmos a dissecção em peças anatômicas, antes de realizarmos as cirurgias, e com esse curso nós temos a possibilidade de treinarmos sob os olhos do Professor Ricardo Bento, que é referência no Brasil nessa área." A Dra. Flávia ainda completa: "o fato do curso ser restrito a poucas vagas, e termos total atenção dos fellows, transforma essa experiência em algo muito mais válido".


04/06/2018
Dr. Antônio Carlos
04/06/2018
Baco 2018 - British Academic Conference In Otolaryngology
01/06/2018
Prof. Ricardo Bento Entrevistado do Programa
29/05/2018
XIII Curso de Potenciais Evocados Auditivos
18/05/2018
O primeiro Tratado sobre paralisia facial publicado no Brasil foi lançado no dia 6/05/2018
16/05/2018
Dra. Larissa Vilela Pereira foi aprovada em sua defesa de Tese de Doutorado
14/05/2018
International Archives Of Otorhinolaryngology - a Revista de Orl com Maior Impacto do Brasil!
11/05/2018
O Primeiro Tratado sobre Paralisia Facial Publicado no Brasil
08/05/2018
Professor Ricardo Inova Implante Coclear com Auxílio da Tecnologia Portátil de Endoscopia Otológica
Outras notícias