Realizado o 116º Curso de Dissecção do Osso Temporal do Professor Ricardo Bento
16/03/2018
Dissecção em 3 Dimensões Esterioscópica!!! Estações Individuais de Gravação e Filmagem!!!


Veja a Galeria de Imagens
Com aulas e monitorização do Prof. Dr. Ricardo Bento, o 116 º Curso de Dissecção do Osso Temporal no Laboratório de Habilidades Cirúrgicas em Otorrinolaringologia da FMUSP. "Esse é um curso que se tornou tradicional e envolve toda a equipe. Não só os professores que organizam e colaboram, como também monitores que auxiliam os participantes", diz Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento. Mais de 1.800 médicos já passaram por eles e 144 edições aconteceram no Brasil e no mundo.
Regularmente acontece em São Paulo, já foi realizado em 22 países entre eles USA, Espanha, Portugal, Argentina, Chile, Índia, China, Rússia, Colômbia, Peru, Austrália, França, Itália, Escócia, México, Canadá, Nova Zelândia, Grécia, Bolívia e Paraguai, Suécia e Finlândia.
É o maior curso de dissecção já realizado no mundo pelo mesmo professor.
Ministrado em três dias, o 116º Curso de Dissecção do Osso Temporal teve uma programação intensa.
Este é o único curso no mundo com demonstrações em 3 dimensões estereoscópicas, técnica desenvolvida pelo Prof. Ricardo Bento na década de 90, possibilitando uma imagem mais real para os participantes como se eles estivessem "dentro" dos ossos temporais!
No primeiro dia, de manhã, houve entrega de material aos participantes, preparação de peças, aula sobre utilização dos materiais de dissecção, apresentação do material cirúrgico, retirada do osso temporal do cadáver, identificação das estruturas externas do osso temporal e antrotomia. À tarde, aticotomia, identificação do saco linfático e golfo da jugular. "Os participantes, separados em duplas, aprendem técnicas cirúrgicas e estudam anatomia repetindo os procedimentos que faço em peças que recebem nas aulas", continua o professor.
A Médica Residente, Dra. Flavia Caldini Pissini, de Sorocaba/SP, conta porque que escolheu esse curso: "acho muito importante treinarmos a dissecção em peças anatômicas, antes de realizarmos as cirurgias, e com esse curso nós temos a possibilidade de treinarmos sob os olhos do Professor Ricardo Bento, que é referência no Brasil nessa área." A Dra. Flávia ainda completa: "o fato do curso ser restrito a poucas vagas, e termos total atenção dos fellows, transforma essa experiência em algo muito mais válido".


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias