A 5° Edição do Curso Avançado de Dissecção em Otorrinolaringologia, Aconteceu no Mês de Outubro de 2018.
05/11/2018
Aconteceu no Mês de Outubro a 5° Edição do Curso Avançado de Dissecção em Otorrinolaringologia.


Veja a Galeria de Imagens

Um curso exclusivamente completo com prática em peças anatômicas frescas importadas, indicado para aqueles que querem se aperfeiçoar nas áreas de rinologia, otologia, cirurgia plástica facial e ronco e apneia.

 O primeiro módulo, de Cirurgia Nassosinusal Avançada, ocorreu nos dias 16 e 17 de outubro, coordenado pelo Dr. Richard Voegels, e sua equipe altamente qualificada, Dr. Fabio de Rezende Pinna, Dr. Fabrizio Ricci Romano, Dra. Renata Pilan, Dra. Tatiana Abdo e também com o Dr. Marcus Lessa de Salvador/BA. Este curso fornece materiais de excelente qualidade, como as peças anatômicas importadas. “O participante poderá aprofundar sua exploração com a peça, realizando dissecção da órbita, acessos externos e permitindo desde o acesso a hipófise à parede lateral de senoide e a toda base anterior do crânio”, comenta o Dr. Richard Voegels.

 Já nos dias 18 e 19 de outubro, teve o acontecimento do segundo módulo, de Cirurgia Otológica e Neurotológica com enfoque em Cirurgias Endoscópicas do Ouvido, coordenador pelo Professor Ricardo Ferreira Bento que comenta, “Trata-se de um curso essencial para quem pretende especializar-se em cirurgia otológica e neurotológica, um salto no treinamento cirúrgico, pois associa teoria e prática (hands on), o que traz uma experiência inigualável! Com certeza, um investimento para a vida toda”.

Mais uma vez inovando, esse modulo teve sua teoria disponibilizada através de uma plataforma online, para os participantes, que puderam assistir as aulas antes do inicio do curso, e já vieram preparados para a parte prática.

 O terceiro módulo, de Cirurgia Plástica Funcional da Face, ocorreu nos dias 24 e 25 de outubro, coordenador pelo Dr. Carlos Alberto Caropreso. Neste módulo o aluno tem a oportunidade de aprender a teoria da anatomia de toda a face, principalmente voltada para a cirurgia plástica facial, e a possibilidade de, na peça anatômica, dissecar e fazer todas as técnicas cirúrgicas que foram incitadas sobre a rinoplastia, blefaroplastia e ritidoplastia.  “O aluno pode esperar um entendimento melhor sobre toda anatomia e aplicação prática em todas as suas cirurgias plásticas de face, blefaroplastia, ritdoplastia, rinoplastia e cirurgia de frontoplastia com elevação do supercílio”, comenta o Dr. Carlos Alberto Caropreso.

 E já nos dias 25 e 26 de outubro, aconteceu o Módulo IV, de Cirurgias do Ronco e Apneia, coordenada pelo Dr. Luiz Ubirajara Sennes. Este módulo foi dividido, contemplando um dia de teoria e outro totalmente prático, com demonstrações de técnicas feitas por renomados cirurgiões. O objetivo principal deste módulo foi a dissecção e estudo da anatomia da musculatura faríngea com realização de cirurgias faríngeas em peças anatômicas não formalizadas. Os alunos tiveram a oportunidade de dissecar uma “hemi-faringe”.

 Esse é o único curso prático em cadáver fresco na América Latina, que proporciona a oportunidade dos participantes dissecarem individualmente peças não formalizadas, sendo totalmente Hands On.

 Como esse curso já virou uma tradição da Fundação Otorrino, estamos preparando nossa nova edição para 2019 com algumas novidades. Fique de olho no calendário de cursos da FORL.


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias