X Oficina de Reabilitação de Pacientes Usuários de Implante Coclear do HC-FMUSP
26/03/2019
Aconteceu nos Dias 18 e 19 de Março de 2019


Veja a Galeria de Imagens

Organizada pelas fonoaudiólogas Valéria Goffi e Claudia Colalto, o curso contou com participantes de todo o Brasil.

O Dr. Robinson Koji fez as boas vindas aos participantes, e ministrou uma aula, enfatizando a importância da reabilitação fonoaudiológica dos pacientes implantados: “Se o cirurgião otológico, não contar com o apoio dos fonoaudiólogos reabilitadores e da família do paciente, não conseguirá obter o retorno esperado dos implantados”, disse ele na abertura.

Foi convidada para ministrar duas aulas com os temas: “Planejamento terapêutico”, e “Estratégias de reabilitação para mães de bebês e pacientes adultos”, a Fga. Mariane Perin da Silva Comerlatto, do Hospital de Reabilitação de anomalias craniofaciais (HRAC/USP - Centrinho), onde atua clinicamente e desenvolve pesquisas na área da habilitação/reabilitação auditiva, tendo como foco, o estudo dos marcadores clínicos de desenvolvimento de crianças com deficiência auditiva.

O curso também contou com a Fga. Mariana Guedes, membro da Academia Brasileira de Audiologia, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, especialista em: Avaliação e terapia do processamento auditivo, atenção e processos de aprendizagem, seleção e adaptação de implantes cocleares e próteses auditivas e reabilitação aditivo-cognitivo da criança e do idoso, que ministrou uma aula com o tema: “Estratégias de reabilitação em adultos implantados, bilaterais e unilaterais”.

A participante Aline de Campo Grande/MS, Fonoaudióloga que atua no serviço público e particular de sua cidade na área de Implante Coclear e reabilitação, disse que escolheu esse curso, pois acredita na credibilidade da instituição, e por ser um curso muito reconhecido na área. Ela ainda enfatizou que: “a troca de experiência entre professores e alunos, é importante, pois podemos tirar nossas duvidas, em relação a alguns casos do dia a dia, acrescentam e atualizam nossas técnicas clinicas, e principalmente porque confirmam que o nosso trabalho está sendo bem desenvolvido em nossas regiões.

O curso foi finalizado com uma prática, onde os participantes puderam conhecer, brevemente o funcionamento dos aparelhos das 4 principais marcas de IC. Com enfoque na empresa patrocinadora, Coclhear.

O curso foi um sucesso, e por isso já estamos planejando uma nova data para 2020. Fiquem atentos ao nosso calendário de cursos.

 

 


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias