Hearing & Balance 2020 Alcança 650 Inscritos e Traz Palestrantes Internacionais com as Últimas Novidades sobre os Tratamentos da Surdez e Equilíbrio
13/02/2020
Aconteceu entre os Dias 10 e 12 de Fevereiro, o Hearing & Balance, o V Congresso Internacional de Surdez, Equilíbrio, Implante Coclear, Próteses Auditivas e Implantáveis, Criado Pela Fundação Otorrinolaringologia, no Centro de Convenções Rebouças

Foi uma jornada intensa durante a organização desse Hearing, com equipe formada pelos integrantes do Grupo de Implante Coclear HC-FMUSP, coordenada pelo Dr. Robinson Koji Tsuji e a fonoaudióloga Valéria Goffi, a equipe do equilíbrio através do Dr. Ítalo Medeiros e muitos temas ligados à utilização de aparelhos auditivos por meio do Centro de Audiologia e Projeto Reouvir. E nosso agradecimento ao envolvimento do Dr. Roberto Beck, também parte da organização e da equipe de eletrofisiologia. Uma programação científica de alto gabarito com palestrantes vindos de outros países com a finalidade de aprendermos e trocarmos experiências”, comentou Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, o presidente do Congresso.

Na sua quinta edição, o Hearing & Balance teve seu início às 8 horas da manhã com Fórum dos Serviços de Implante Coclear do SUS, no Grande Auditório, no Auditório Vermelho aconteceu o Painel: Promovendo a Conexão entre Pais e Filhos – Qual o Impacto no Desenvolvimento Infantil; no Auditório Amarelo, Painel: Próteses Auditivas Implantáveis; na Sala Havana, Oficina de Discussão de Casos e Pérolas da Experiência em Reabilitação Auditiva e na Sala Verde, Oficina em Foniatria – Como Envolver a Equipe Multidisciplinar e a Família como Parceiros no Tratamento de Casos Complexos.

“Tivemos painéis e aulas em todo o decorrer do dia e às 18 horas, houve o coquetel de abertura com os palestrantes, congressistas e grupo de implantados, especialmente convidados para o evento, com palestra da escritora implantada Lak Lobato e mini show de três crianças implantadas”, disse Valéria Goffi, uma das organizadoras do evento.

Na abertura, Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento demonstrou a preocupação em relação à surdez junto à Organização Mundial de Saúde – é a quarta doença incapacitante em uma lista de mais de 300 delas. Há uma projeção da OMS – Organização Mundial de Saúde – de 1 bilhão de pessoas com deficiência auditiva em todo o mundo. E, no Brasil, a situação acompanha esse número alarmante. O Hearing dá continuidade ao nosso trabalho de divulgar e esclarecer profissionais de saúde do mundo todo sobre a importância da audição e como ela precisa ser abordada em toda anamnese feita em consultórios de saúde, tanto das UBS como nos consultórios de várias especialidades”, disse ele que é um dos membros de uma comissão especialíssima Lancet – OMS sobre surdez.

Após a apresentação do presidente do Hearing & Balance, houve uma entrevista com três implantados do Grupo de Implante Coclear HC-FMUSP, Lara, Luísa e Yohan e uma apresentação musical com eles e com um duo de cordas.

Dias intensos

Durante os três dias do congresso, a programação foi muito abrangente e as salas estiveram cheias. “Foram 650 congressistas, utilizando todas as salas do Centro de Convenções Rebouças com temas que abordaram, inclusive, a psicologia envolvendo a surdez. Tivemos minicursos, mesas redondas, painéis, simpósios de alguns dos nossos patrocinadores, oficinas e workshops”, comentou Dr. Robinson Koji Tsuji.

O evento contou com palestrantes internacionais – Juan Carlos Cisneros Lesser, Mario Emílio Zernotti, Blake Papsin, Frank Lin, Piotr Szarynski, Christine Rocca, Daniel Sieber, Jason Galster, Patrice Brylske e Jennifer Brown – em todas as especialidades, Otologia, Audiologia, Eletrofisiologia, Foniatria, Otoneurologia e Zumbido.

“É um evento imperdível, pois reúne a grande experiência de vários colegas. Os Simpósios de Implantes Cocleares estão, especialmente, cheios de novidades. Otoneurologia e Foniatria não podem faltar. Parabéns ao Prof. Ricardo e toda a equipe”, disse Profa. Dra. Sueli de Lima Ramos, do ISMO de Pouso Alegre.

As fonos Clara Domingues e Erica Rebelo disseram, respectivamente: “Estou participando pela primeira vez do evento. Tive muito interesse em participar das palestras ligadas aos aparelhos auditivos. Mas o implante coclear também me interessou. Preciso ficar por dentro de todas as novidades”. Já Érica, achou os temas muito relevantes. “Assisti e gostei muito da triagem auditiva neonatal e a sua importância junto à reabilitação. É um congresso muito interessante”, afirmou.

O Prof. Dr. Rogério Hammerschimidt, que participou dos três dias do evento e, no último foi palestrante, afirmou: “É uma espetacular começar o ano acadêmico dessa maneira. Parabéns aos organizadores desse maravilhoso congresso sobre audição, Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento e Dr. Robinson Koji Tsuji e toda a equipe envolvida.


13/02/2020
Hearing & Balance 2020 Alcança 650 Inscritos e Traz Palestrantes Internacionais com as Últimas Novidades sobre os Tratamentos da Surdez e Equilíbrio
28/01/2020
Confira as Novas Aquisições da Biblioteca de Orl!
24/01/2020
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP.
22/01/2020
RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM OTORRINOLARINGOLOGIA - 2020
21/01/2020
Candidatos aprovados e selecionados para realizar o 1º. ano dos Programas de Complementação Especializada no ano de 2020.
20/01/2020
Residentes da Turma de 2019 Recebem o Certificado!
20/01/2020
A Escritora Lak Lobato Lança Dois Novos Livros
13/01/2020
Nota de Falecimento
13/01/2020
A Disciplina de Orl da Fmusp Agradece o Magnifico Trabalho Desenvolvido Durante Todo o Ano de 2019!
Outras notícias