Logo Otorrino
Página Inicial
Site Fapesp
       Site Capes
Site CNPq
Site Plataforma Lattes
Site Pós FMUSP
Site Capes Periódicos

Programa de Pós-Graduação em Otorrinolaringologia

POS GRADUAÇÃO DA OTORRINOLARINGOLOGIA VENCE O CONCURSO NACIONAL DE TESES DA CAPES - RAQUEL SALOMONE E PROF. RICARDO BENTO PREMIADOS

Veja a Galeria de Imagens
Temos o prazer de comunicar que a Disciplina de Otorrinolaringologia da FMUSP acaba de receber o PREMIO CAPES DE TESES DE 2013 - MEDICINA III, com o trabalho - "Regeneração do ramo mandibular do nervo facial de ratos após a implantação de células multipotentes do estroma mesenquimal indiferenciadas e diferenciadas in vitro que apresentam fenótipo de células de Schwann" realizado pela aluna Raquel Salomone sob a orientação do Prof. Ricardo Ferreira Bento, com apoio da FAPESP. Este trabalho faz parte da linha de pesquisa do Prof. Dr. Ricardo Bento em regeneração e anastomoses de nervo facial que se iniciou com sua tese de doutoramento em 1986 e foi desenvolvido no LIM-32 (Laboratório de Investigação Médica da Otorrinolaringologia).
Nessa linha foi possível introduzir no mundo o reparo de lesões do nervo facial por intermédio de anastomoses com cola de fibrina humana, simplificando a técnica cirúrgica e reabilitando a face de milhares de pacientes. Com esse novo trabalho comprovou-se que os reparos de lesões nervosas do nervo facial podem ficar mais efetivos e com melhores resultados se aplicarmos células tronco nas áreas anastomóticas e se revela como mais uma técnica inovadora e revolucionária a exemplo do uso da cola de fibrina.
Este trabalho já havia sido igualmente premiado como melhor trabalho apresentado no Congresso Mundial de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço realizado em Seoul, Coréia do Sul em maio passado.
Toda essa linha de pesquisa tem a parceria do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP) em especial as Profas. Regina Mingroni e Luciana Haddad.
O Grupo de estudos liderado pelo Prof. Ricardo Bento faz parte do Programa do Genoma Humano da USP liderado pela Profa. Mayana Zatz e da Rede Nacional do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Células-Tronco (INCT).
A solenidade de entrega do Prêmio será no Ministério da Educação em Brasilia no dia 10 de dezembro de 2103.
O Programa de Pós Graduação em Otorrinolaringologia da FMUSP está honrado com esta conquista que coroa um programa de excelência.

Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Secretaria Executiva dos Órgãos Colegiados

Brasília, 04 de outubro de 2013

É com grande honra e satisfação que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) outorga a Raquel Salomone, o Prêmio Capes de Tese 2013 da área de Medicina III pela tese "Regeneração do ramo mandibular do nervo facial de ratos após a implantação de células multipotentes do estroma mesenquimal indiferenciadas e diferenciadas in vitro que apresentam fenótipo de células de Schwann", defendida no ano de 2012, sob orientação de Ricardo Ferreira Bento, do Programa de Pós-Graduação de Otorrinolaringologia da USP.

Sua contribuição certamente será de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação e do conhecimento científico de qualidade no Brasil.

O resultado foi publicado no Diário Oficial da União de 04 de outubro de 2013, seção 1, páginas 58 a 61, Portaria n° 142, e se encontra anexa. Também está disponível no site

O Prêmio constitui-se de certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado, conforme especificado no Edital nº 29/2013, publicado no DOU de 27/05/2013.

O evento de entrega dos prêmios acontecerá em Brasília, dia 10 de dezembro de 2013, na sede da CAPES, às 18 horas

www.GN1.com.br