Logo Otorrino
Página Inicial
Site Fapesp
       Site Capes
Site CNPq
Site Plataforma Lattes
Site Pós FMUSP
Site Capes Periódicos

Programa de Pós-Graduação em Otorrinolaringologia

INOVAÇÃO E INSERÇÃO SOCIAL

O Programa de Otorrinolaringologia incentiva que sejam desenvolvidos projetos de inovação e inserção social, devolvendo à sociedade o investimento realizado no curso de pós-graduação. Clique no título para ver os projetos e suas repercussões.
Veja a Galeria de Imagens
Alguns desses projetos e sua repercussão estão expostos abaixo:
- Prótese auditiva de plataforma genérica: tese de doutorado defendida que gerou uma patente que esta em processo comercialização em parceria com indústria privada, após comprovação de sua eficiência através de outras 2 teses. Teve relevante impacto social, sendo firmada parceria com indústria pública vinculada ao Ministério da Saúde para produção e distribuição pelo SUS de um aparelho nacional eficaz e de custo muito inferior aos importados. Além disso, existe contato
- Ajuste de aparelhos à distância: Software resultante de tese de doutorado que propiciou a ajuste dos aparelhos auditivos genéricos à distância, por telemetria via internet. Tem importante impacto social, uma vez que os frequentes ajustes para otimizar a desempenho dos aparelhos pode ser realizado sem o deslocamento do paciente aos grandes centros, o que é muito difícil em um pais das dimensões do Brasil.
- Audiometria à distância: Software resultante de tese de doutorado que permite a realização de exame audiometrico via internet, sendo necessário somente 1 computador e fone de ouvido. Os dados são transmitidos para uma central, onde são processados e analisados. A deficiência auditiva é uma das principais causas de mal desempenho escolar. É uma importante ferramenta para detecção precoce de deficiência auditiva, estando sendo preparados projetos de traigem para alunos na pré-escola.
- Desenvolvimento de eletrodos para implante coclear em cóclea ossificada pós-meningite. O implante coclear permite a reabilitação auditiva de pacientes surdos. Porém, existem limitações em cócleas ossificadas pós-miningite, que é uma situação frequente em países sub-desenvolvidos e em desenvolvimento. A alta ocorrência dessa situação em nosso meio permitiu o desenvolvimento de 1 tese que contribuiu para o aprimoramento de eletrodos para essa situação.
- Além disso, estamos desenvolvendo pesquisas relacionadas a regeneração coclear e do nervo facial com utilização de células tronco, o que poderá beneficiar uma grande número de pacientes a médio prazo.
- Nova técnica de tratamento da apnéia obstrutiva do sono: é uma doença que acomete cerca de 4% da população, aumentando o risco de eventos cardiovasculares e prejudicando a capacidade de trabalho de indivíduo, que estão em idade produtiva. O CPAP reverte a apnéia, porém somente cerca de 40% dos pacientes se adaptam a esse tratamento. Ainda, a população brasileira não tem acesso ao CPAP porque é caro e não é distribuído pelo SUS. O tratamento cirúrgico é uma opção de tratamento, mas seus resultados não são muito previsíveis. A técnica de Faringoplastia Lateral foi resultado de uma tese de doutoramento e vem mostrando resultados consistentes no tratamento desses pacientes, com impacto social por reduzir parte das alterações cardiovasculares (pressão arterial durante a noite), o que tem significativo impacto social
- Nova técnica de tratamento da disfonia espasmódica: essa doença é uma distonia (alteração neurológica) que dificulta a fala, prejudicando a comunicação oral do indivíduo. Seu tratamento era realizado com a injeção da toxina botulínica na corda vocal a cada 3 meses, necessitando do deslocamento do paciente e do custo da toxina. Uma nova técnica cirúrgica foi desenvolvida obtendo resultados consistentes e duradouros, sendo já amplamente utilizada em nosso meio.
- Trabalhos de prevalência de surdez e sinusites na população foram temas de tese, e suas conclusões trazem impacto social por dimensionar o problema na população e permitir politicas de saude direcionadas para o diagnóstico precoce e sua reabilitação.

www.GN1.com.br