Logo Otorrino
Página Inicial
Site Fapesp
       Site Capes
Site CNPq
Site Plataforma Lattes
Site Pós FMUSP
Site Capes Periódicos

Programa de Pós-Graduação em Otorrinolaringologia

Tese de Doutorado do Dr. Arthur Castilho

Trabalho voltado para avaliar a perda auditiva
Veja a Galeria de Imagens
No último dia 13 foi defendida a tese de doutorado do Dr. Arthur Castilho, médico do HC da FMUSP. Com o título de "Avaliação eletrofisiológica e histológica da região apical da cóclea de cobaias após implante coclear: viabilidade da preservação auditiva", a tese mostrou a viabilidade dos estudos de implante coclear em pacientes com audição residual.

Sob orientação do Dr. Ricardo Ferreira Bento, o trabalho pretende mostrar que é possível o uso do implante coclear sem perder audição residual. Segundo o Dr. Castilho, existem grupos de estudo sobre o tema também nos EUA e na Alemanha.

A pesquisa, que durou quatro anos, segue agora com pacientes. Além disso, uma linha de pesquisa é feita no Instituto de Biologia da USP, com o desenvolvimento de células auditivas in vitro, para estudos dos efeitos do implante.

Sobre a orientação do Dr. Ricardo Bento, o Dr. Castilho diz que ela foi fundamental para dar projeção ao trabalho mas principalmente nos conselhos e diretrizes, necessárias ao desenvolvimento da tese.Confira a galeria de imagens.

www.GN1.com.br