IX CURSO MULTICÊNTRICO DE IMPLANTE COCLEAR MÓDULO I COM APROVAÇÃO GERAL!
30/10/2013
Aconteceu entre os dias 24 e 26 de outubro, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo o IX Curso Multicêntrico de Implante Coclear Módulo I


Veja a Galeria de Imagens
Aconteceu entre os dias 24 e 26 de outubro, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo o IX Curso Multicêntrico de Implante Coclear Módulo I voltados a profissionais que atuam com implante e aos novos grupos que estão se formando no Brasil todo. Com 30 horas de aprendizado - e organizado em conjunto pelo Grupo de Implante Coclear HCFMUSP, USP Bauru e Universidade Federal do Paraná - o curso teve aprovação geral de todos os participantes vindos de vários estados brasileiros.

Aconteceu entre os dias 24 e 26 de outubro, o IX Curso Multicêntrico de Implante Coclear Módulo I, organizado pelo Grupo de Implante Coclear HCFMUSP, USP Bauru e Universidade Federal do Paraná, com 30 horas aulas ininterruptas para capacitação de novos grupos de implante coclear que estão se formando em vários estados brasileiros e reciclagem dos que já existem e querem acompanhar a evolução do implante coclear e das cirurgias realizadas por todos os grupos.

"Esse é um curso de aprendizado e para ajudar no trabalho das equipes existentes. E damos boas vindas a todos. E, claro, colocamos nossa experiência para ajudar a quem está iniciando, inclusive comparecendo nas primeiras cirurgias para que haja parceria entre todos os grupos do país. E, para vocês todos terem noção do implante, apresentarei um pouco da história do implante coclear no mundo e no Brasil", disse Professor Doutor Ricardo Ferreira Bento, na primeira aula do primeiro dia.

Durante toda a manhã da quinta-feira, médicos e fonoaudiólogos assistiram às aulas juntos no Anfiteatro da Otorrinolaringologia do HCFMUSP e, à tarde, médicos foram para dissecção de osso temporal e fonoaudiólogos assistiram palestras. E o mesmo se repetiu na sexta-feira, com aulas de dissecção de osso temporal e, depois, cirurgias realizadas ao vivo pelos Profs. Drs. Ricardo Ferreira Bento, Rubens Vuono de Brito Neto e Robinson Koji Tsuji. Houve também Monitorização do Nervo Facial, realizada pela Dra. Raquel Salomone.

Aulas teóricas e práticas
"Preocupamos-nos em unir a teoria à prática e, para isso, programamos um curso que tanto médicos quanto fonoaudiólogos estivessem participando das duas maneiras. Um curso para habilitar novos profissionais que querem montar novos Centros de Implante Coclear SUS pelo Brasil", disse Prof. Dr. Robinson Koji Tsuji. E os participantes, vindos de Brasília, Caxias do Sul, Fortaleza, Joinville, São José dos Campos, Recife, Santo André, Barra Mansa, Vitória, Blumenau e Florianópolis aprovaram!

Thiago Pontes, otorrinolaringologista de Fortaleza, CE, comentou: "É a primeira vez no Multicêntrico. Mas vim para aprender técnicas novas, reciclar o que faço na clínica e manter contato com outras equipes. A programação está muito boa". Larissa Gurgel, fonoaudióloga, também de Fortaleza, afirmou que veio para ter acesso a mais conhecimento. "É muito importante participar das aulas da Profa. Valéria Goffi-Gomez. E aprender com os novos aparelhos. Passamos a ter mais conhecimento e termos certeza que estamos no caminho certo", disse.

Já Rita Pari Mitre, de São Paulo, achou o evento excepcional. "Aprendi muito. A parte teórica foi completa. E é claro que isso demanda muito estudo. Fiquei muito satisfeita!", comentou. Aryane Terração, fonoaudióloga de Joinville, também aprendeu muito. "É a primeira vez que faço um curso relacionado ao implante coclear. Não é a minha prática, mas achei importantíssimo porque vim com a dupla de otorrinos da minha cidade. Aqui, tivemos a oportunidade de discutir alguns casos que vimos lá. E mais um ponto me chamou a atenção - a prática que tivemos com cada empresa que produz os aparelhos. Foram eles que deram os treinamentos para todos nós e deu para ter uma boa noção. Já deu para guiar qual produto vou escolher. Fiquei sabendo de um curso só para fonos e pretendo estar nele. Todo conhecimento será de grande utilidade na minha vida profissional", disse ela.

A fonoaudióloga Gislaine Richter Minuto, de Curitiba, PR, elogiou muito a organização do Multicêntrico. "É muito bom dar aula nesse curso. E participar de outras aulas também. Nós, profissionais, acabamos tendo uma noção bem abrangente. É muito importante que aconteçam e mais equipes participem. E, no ano que vem teremos, em Curitiba, um Multicêntrico só de fonos. Isso porque a gente observa que faltam mais fonoaudiólogos para trabalhar junto com o médico porque o acompanhamento do paciente com a fonoaudióloga é muito importante e longo. É uma necessidade que temos de suprir", disse ela.

A organização do IX Curso Multicêntrico de Implante Coclear Módulo I foi feita pelo Prof. Dr. Rubens Vuono de Brito Neto, Prof. Dr. Orozimbo Costa Filho, Prof. Dr. Robinson Koji Tsuji, Prof. Dr. Rogério Hamerschimidt e as fonoaudiólogas Dra. Adriane Mortari, Gislaine Wiemes, Dra. Maria Valéria Goffi-Gomez. E teve como patrocinadores a Phonak, Oticon Medical, Widex Aparelhos Auditivos, Advanced Byonics e Politec Saúde.


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias