Salas Cheias, Lançamento do Otobone e Homenagens Marcam o 1º Dia do Congresso da Fundação Otorrinolaringologia
26/08/2016
15º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia, em Campos do Jordão, Tem 3.000 Participantes


Veja a Galeria de Imagens
Começou dia 18 de agosto, o 15º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia, no Campos de Jordão Convention Center, com a Conferência Magna ministrada pelo Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, sobre Dicas de Abordagem e Treinamento para Cirurgia de Prótese, na Sala Aspen, às 9h20 da manhã.

Coordenado pelo Prof. Dr. Richard Louis Voegels, o 15º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia, presidido pelo Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento teve como comissão organizadora os otorrinolaringologistas Alexandre Nasato, Adriana Hachiya, Carlos Alberto Caropreso, Mariana Hausen Pinna, Fabio de Rezende Pinna, Fabrizio Ricci Romano, Graziela Souza Queiroz Martins, Ítalo Medeiros, Ronaldo Frizzarini, Renata Pilan e as fonoaudiólogas Isabela de Souza Jardim, e Maysa Tibério Ubrig. "Tivemos todas as salas de aula, mesas redondas, minicursos e painéis cheios, com os melhores profissionais do Brasil -- e do mundo -- aqui no nosso evento e a resposta positiva do público veio, com elogios à programação e à escolha de Campos do Jordão como a sede dessa cidade acolhedora e charmosa, que transforma os participantes do Congresso em uma grande família ", disse Prof. Dr. Richard Voegels, o coordenador do evento.

Para conforto e comodidade dos congressistas, a Fundação Otorrinolaringologia, através da equipe organizadora, construiu, no espaço de eventos salas para mesas redondas e painéis. "Foram criados 700 lugares, que acolheu bem todos os congressistas", comentou Prof. Richard.



Otobone

Às 16h30, o Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento fez a primeira demonstração do Otobone, um biomodelo de osso temporal para dissecção no estande da Fundação Otorrinolaringologia.

O Otobone é um osso temporal artificial desenvolvido a partir de uma TC humana real, produzido em um material especial com densidade muito próxima ao osso biológico. "Desenvolvemos esse osso temporal em conjunto com a 3Dux e com o Departamento da Radiologia do HC-FMUSP e suas estruturas internas são iguais às encontradas em um osso temporal de cadáver. É extremamente didático e ideal para formação de residentes e reciclagem de especialistas", disse ele.

Às 18h30 aconteceu à abertura oficial do 15º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia e o Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento prestou uma homenagem ao Prof. Dr. Aroldo Minitti, falecido esse ano, Professor Titular da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo durante anos e homenageou a Dra. Heloísa Gebrin com uma placa comemorativa pelo o trabalho desenvolvido por ela - e sua equipe - junto à parceria da Disciplina de Otorrinolaringologia.

Logo em seguida, foi à vez da despedida do Prof. Dr. Luiz Ubirajara Sennes, que saiu da presidência da Fundação Otorrinolaringologia para concorrer à presidência da ABORL. "Eu agradeço por todos esses anos à frente da Fundação Otorrinolaringologia e estaremos juntos nos caminhos da Otorrinolaringologia brasileira. Foi um prazer muito grande contribuir com o desenvolvimento do ensino, nos projetos sociais, nas pesquisas que são feitas no Laboratório de Investigação Médica e nas publicações da International Archives of Otorhinolaringology, missão da Fundação Otorrinolaringologia", disse.

Dando continuidade à cerimônia de abertura, Dr. Domingos Tsuji convidou todos os participante a se inscreverem e participarem do Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia, que acontecerá em Goiânia. "Será um evento excelente", afirmou.

E, para encerrar, Prof. Dr. Richard Voegels disse: "Estamos abertos às críticas e sugestões. Queremos que todos os congressistas aproveitem bastante e divirtam-se tanto na Gincana que acontecerá hoje como na festa de encerramento, no sábado, que irá até às 6 da manhã".

O 15º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia manteve todas as salas completamente lotadas e o interesse dos congressistas foi demonstrado na participação maciça dos participantes em todas as salas.


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias