Álcool Previne Doenças?
20/12/2006
Artigo sai na Revista Pnas
Agência FAPESP - Diariamente, pequenas doses de álcool foram dadas a camundongos por um grupo de cientistas na Suécia. O resultado direto foi uma diminuição no risco de desenvolver artrite reumatóide, segundo artigo que será publicado esta semana no site e em seguida na versão impressa da revista Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas).

Enquanto o excesso da ingestão de bebidas alcóolicas pode provocar uma série de complicações à saúde, muitos estudos têm sugerido que pequenas doses podem ter efeitos benéficos, como na diminuição do risco de desenvolver problemas cardíacos.

O grupo liderado por Andrzej Tarkowski, do Departamento de Pesquisas em Reumatologia e Inflamações da Universidade de Gotemburgo, decidiu verificar um possível efeito de proteção na artrite reumatóide.

Inicialmente, camundongos receberam injeções de colágeno para a indução de artrite. Depois, os animais foram divididos em dois grupos: o primeiro podia beber apenas água; o segundo, água com 10% de etanol.

Nas semanas seguintes, os camundongos que receberam doses de álcool apresentaram um desenvolvimento mais lento da artrite e menos sintomas crônicos à medida que a doença progredia.

Segundo os pesquisadores, a ingestão de etanol estimulou a produção de testosterona, que levou a uma série de eventos antiinflamatórios. Os camundongos do primeiro grupo não apresentaram toxicidade no fígado ou outros problemas de saúde.

“O desenvolvimento de artrite erosiva foi quase que totalmente anulado”, escreveram os autores. “Nós concluímos que o consumo pequeno, mas persistente, de etanol atrasa a progressão da artrite induzida pelo colágeno pela interação com a resposta imunológica natural.”

O artigo Ethanol prevents development of destructive arthritis, de Andrej Tarkowski e outros, pode ser lido por assinantes da Pnas em www.pnas.org.


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias