Obra de Especialistas
08/05/2007
HC lança Livro de Clínica Médica
Agência FAPESP – Duzentos e sessenta professores e médicos ligados ao Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), entre eles alguns da Disciplina de ORL da FMUSP, resolveram unir suas experiências em clínica médica. O resultado é um livro abrangente com informações sobre sinais e sintomas mais freqüentes apresentados por pacientes na prática clínica, com ênfase no diagnóstico e no tratamento de patologias.

Clínica Médica: dos sinais e sintomas ao diagnóstico e tratamento, publicação que será lançada no dia 9 de maio, em evento aberto ao público na capital paulista, conta com 1,9 mil páginas divididas em 222 capítulos, que descrevem particularidades de mais de 250 sinais e sintomas.

Segundo Herlon Saraiva Martins, um dos organizadores da obra e professor da disciplina de emergências clínicas da FMUSP, a proposta do livro é reproduzir características de como o paciente chega ao consultório ou ao pronto atendimento, de modo a permitir diagnósticos mais rápidos e mais precisos por parte dos médicos.

“Na universidade, os alunos passam seis anos estudando diferentes tipos de doenças. O raciocínio tradicional na medicina é treinado para descobrir as conseqüências que as patologias podem gerar e, assim, definir o melhor tratamento”, disse Martins à Agência FAPESP.

“Como na prática da profissão o paciente sempre chega com um sinal ou sintoma, o livro propõe o caminho inverso, fazendo com que os médicos passem a pensar no universo de doenças que podem ser causadas por um sintoma específico”, explicou. O outro organizador do livro é Euclides Cavalcanti, também professor de emergências clínicas da FMUSP.

Martins explica que, no Brasil, disciplinas relacionadas com sinais e sintomas normalmente são ministradas no segundo e terceiro ano dos cursos de medicina, enquanto disciplinas sobre exames a serem solicitados aos pacientes e sobre os tratamentos para a doença diagnosticada têm lugar no quinto e sexto ano.

“O livro propõe uma mudança de paradigma para que, em uma mesma disciplina e de maneira interligada, sejam criadas ferramentas para o ensino de conceitos de sintomas, diagnóstico e tratamento, a exemplo do que ocorre em uma das melhores universidades do mundo, a McMaster, no Canadá”, destacou Martins.

O capítulo introdutório traz, em ordem alfabética, sintomas mais freqüentes na prática clínica, entre eles tosse, falta de ar, dor de cabeça ou febre, indicando doenças que podem estar relacionadas a esses sinais. Em seguida, o livro relaciona os sintomas de doenças de diferentes áreas – como cardiologia, endocrinologia, psiquiatria, urologia, ginecologia, neurologia, hematologia, psiquiatria, reumatologia e dermatologia.

A obra é acompanhada de um CD-ROM com todas as mil tabelas da edição impressa, além de mais de 500 imagens e 270 algoritmos. “As tabelas resumem as características principais de um sintoma, de modo a facilitar a memorização do médico”, disse Martins. Para a dor de cabeça, por exemplo, as tabelas podem trazer as causas mais freqüentes e os exames e tratamentos mais indicados.

Os algoritmos representam seqüências de raciocínios lógicos a partir da chegada do paciente ao hospital. O trajeto percorrido pelo médico é inserido em uma espécie de fluxograma visual, que acaba na indicação do melhor tratamento para a doença. As tabelas e os algoritmos do CD-ROM podem ser instalados em dispositivos móveis, como palmtops, para facilitar o diagnóstico e tratamento à beira dos leitos hospitalares.

O lançamento do livro Clínica Médica: dos sinais e sintomas ao diagnóstico e tratamento será no dia 9, às 11h30, no Instituto Central do HC, com a presença de diretores do hospital e médicos que participaram da obra.

Mais informações: (11) 3069-6000 ou www.manole.com.br

Por Thiago Romero


03/03/2022
Dia 3/03 Dia Mundial da Audição!
02/03/2022
A Sociedade Paulista de Otorrinolaringologia e o Departamento de Otorrinolaringologia da Associação Paulista de Medicina organizou o XVIII Curso de Residentes em Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço
22/12/2021
COMUNICADO
10/12/2021
Formatura da 60º Turma da Orl do Hcfmusp
10/12/2021
Conferência Magna de Encerramento do Ano Letivo da Disciplina de Otorrinolaringologia do Hcfmusp de 2021, Volta Presencialmente
29/11/2021
Professor Ricardo Bento É Homenageado
26/11/2021
ABERTURA DE INSCRIÇÃO ON LINE PARA ATÉ 4 (QUATRO) VAGAS NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM OTORRINOLARINGOLOGIA - 2022
24/11/2021
Reunião Magna de Encerramento das Atividades Didáticas da Disciplina de Otorrinolaringologia da Fmusp de 2021
19/11/2021
Nota de Falecimento
Outras notícias