Livro Sobre Células Tronco e Tratado de Clínica Médica
23/08/2007
Recebem Prêmio Jabuti
Agência FAPESP - A Câmara Brasileira do Livro anunciou, na terça-feira (21/8), os livros vencedores da 49ª edição do Prêmio Jabuti, um dos principais prêmios culturais do país. A premiação será feita no dia 31 de outubro, na Sala São Paulo, na capital paulista, quando serão revelados também os vencedores dos dois prêmios especiais: Livro do Ano - Ficção e Livro do Ano - Não-Ficção.
De uma relação de dez títulos finalistas em 20 categorias, três jurados votaram, isoladamente e por escrito, nos três livros que consideram merecedores dos primeiros lugares. A divisão em categorias do prêmio é abrangente e não se limita a premiar autores, uma vez que contempla todas as etapas envolvidas na produção de um livro.

A obra Células-tronco: uma nova fronteira da medicina, organizada pelo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Marco Antonio Zago, e pelo professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) Dimas Tadeu Covas, ficou com o terceiro lugar na categoria Ciências Naturais e Ciências da Saúde.

A publicação reúne, em 15 capítulos, artigos de 27 especialistas que traçam um panorama das pesquisas com células-tronco, incluindo seus objetivos, aplicações clínicas e perspectivas. Na mesma categoria, o vencedor foi Tratado de clínica médica, de Antonio Carlos Lopes, e o segundo colocado, Ecossistemas do Brasil, de Aziz Ab'Saber e Luiz Claudio Marigo.

Em Romance, o vencedor foi Desengano, do escritor mineiro Carlos Nascimento Silva, que conta a história de duas famílias de classe média no Rio de Janeiro da década de 1950. Em segundo lugar ficou Vista parcial da noite, de Luiz Ruffato, seguido por Pelo Fundo da Agulha, de Antonio Torres.

Na categoria Contos e Crônicas ganhou Resmungos, uma coletânea de textos publicados semanalmente pelo poeta Ferreira Gullar no jornal Folha de S. Paulo. Em segundo e terceiro ficaram, respectivamente, A casa da minha vó e outros contos exóticos, de Artur Oscar Lopes, e O volume do silêncio, de João Anzanello Carrascoza.

A gaúcha Eliane Brum venceu na categoria Reportagem, com seu A vida que ninguém vê, que reúne crônicas-reportagens publicadas no jornal Zero Hora. O segundo lugar foi para O nome da morte, de Klester Cavalcanti, e a terceira posição ficou com Políticos do Brasil, de Fernando Rodrigues.

Ao todo foram inscritos 2.052 livros. Para conhecer a lista completa dos vencedores da 49ª edição do Prêmio Jabuti, clique aqui.


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias