Laborátorio é Proibido de Vender Ginkobiloba
21/09/2007
Vita Vita de Hortolândia Poibido de Vender o Fitoterápico
Da Folha Online

O Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo decidiu proibir a produção e venda dos fitoterápicos Ginko Biloba e Espinheira Santa, da empresa Vita Vita Comércio e Indústria, de Hortolândia (105 km a noroeste de São Paulo). De acordo com a Secretaria de Saúde, nenhum dos dois produtos tem registro no Ministério da Saúde.

O anúncio foi dado nesta terça-feira, mas o comunicado da decisão foi publicado na edição de sábado passado (15) do "Diário Oficial" do Estado. Ele, além de proibir a produção e a venda, ainda determina que a Vita Vita recolha todas as unidades que estão no mercado.

"O Ginko Biloba vinha sendo indicado para tratar problemas circulatórios, perda de memória, doenças respiratórias, problemas auditivos e até disfunções sexuais. Já a Espinheira Santa era recomendada para o tratamento de gastrites, úlceras, problemas digestivos, azia, má digestão irritações estomacais, inflamações e vômitos", afirma a secretaria.

A Vita Vita foi autuada pela irregularidade.

Outro lado

O diretor-técnico da Vita Vita, César Augusto de Souza, afirmou que a interdição ocorreu porque a Vigilância Sanitária mudou seu entendimento e deixou de considerar os produtos como alimentos, como fazia desde 2001, para considerá-los medicamentos.

De acordo com ele, a empresa trabalha para regularizar a situação uma vez que está autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a produzir alimentos e medicamentos. Ele estima que o processo de adequação da embalagem dos produtos às exigências feitas a medicamentos e sua regularização durará mais de seis meses.

Quando se tornarem medicamentos, o Ginko Biloba será indicado em tratamentos de labirintite, memória e hipertensão; e a Espinheira Santa, em problemas gástricos.


03/03/2022
Dia 3/03 Dia Mundial da Audição!
02/03/2022
A Sociedade Paulista de Otorrinolaringologia e o Departamento de Otorrinolaringologia da Associação Paulista de Medicina organizou o XVIII Curso de Residentes em Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço
22/12/2021
COMUNICADO
10/12/2021
Formatura da 60º Turma da Orl do Hcfmusp
10/12/2021
Conferência Magna de Encerramento do Ano Letivo da Disciplina de Otorrinolaringologia do Hcfmusp de 2021, Volta Presencialmente
29/11/2021
Professor Ricardo Bento É Homenageado
26/11/2021
ABERTURA DE INSCRIÇÃO ON LINE PARA ATÉ 4 (QUATRO) VAGAS NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM OTORRINOLARINGOLOGIA - 2022
24/11/2021
Reunião Magna de Encerramento das Atividades Didáticas da Disciplina de Otorrinolaringologia da Fmusp de 2021
19/11/2021
Nota de Falecimento
Outras notícias