Capes Promove Treinamento
25/09/2007
Para Usuários do Portal
O terceiro treinamento oferecido neste ano, para usuários do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), teve mais de 280 inscritos. Até quinta-feira, 20, professores, pesquisadores, coordenadores de pós-graduação, estudantes, servidores e bibliotecários de instituições de ensino superior de todo o país, credenciadas no serviço, participam do curso, realizado no Auditório do Anexo 2 do MEC, em Brasília.

"Os treinamentos são oportunidades que a Capes oferece aos usuários interessados em aprender a realizar buscas nas diferentes bases de dados contidas no Portal de Periódicos, de forma mais efetiva. E sempre têm muita procura", explica a coordenadora de Acesso à Informação da Capes, Elenara Edler de Almeida. Por meio de palestras feitas por instrutores da Capes e representantes de editoras, os participantes aprendem a utilizar melhor as ferramentas oferecidas, conhecem os links existentes, assistem a demonstrações de bases referenciais e de textos completos.

"Vim em busca de mais informações sobre o Portal de Periódicos, porque preciso me preparar para a grande demanda que teremos a partir de agora", diz a bibliotecária da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Elinei Santana da Luz, 40. Ela explica que o Portal, que era disponibilizado a partir da unidade de informática da instituição, passou a ser uma atribuição da biblioteca. "Precisamos estar preparados", destaca. O crescimento na demanda também é preocupação da bibliotecária da Universidade de Tocantins, campus de Gurupi, Adriana Ribeiro, 25. "A instituição está oferecendo mais uma turma de mestrado e já está pensando em criar um doutorado. Com isso, a procura pelo Portal irá crescer e a tendência é de que ocorra um aumento nas pesquisas", salienta Adriana.

Um novo treinamento está marcado para o período de 6 a 8 de novembro. Será o último curso realizado em Brasília, em 2007, sempre com o objetivo de capacitar usuários, a fim de que possam realizar buscas, explorar melhor o conteúdo e os recursos disponíveis no Portal de Periódicos. As inscrições podem ser feitas pelo email treinamento@periodicos.capes.gov.br.

O Portal de Periódicos, maior iniciativa da América Latina de disponibilização de material científico atualizado, está disponível por meio eletrônico para 188 universidades e institutos de pesquisa com programas de pós-graduação recomendados pelo Ministério da Educação. O serviço possui mais de 11 mil periódicos com textos completos. (Fátima Schenini)


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias