No dia 03/10/2007 faleceu em São Paulo, aos 88 anos de idade, o prof. Lamartine Junqueira Paiva, professor titular aposentado de ORL da FMUSP.
Este comunicado é para falar de algumas virtudes de excepcional grandeza do prof. Lamartine.
Para quem com ele conviveu é apenas repetir o já sabido.
Não vou estender-me em pormenores da sua vitoriosa carreira universitária cujo topo alcançou por mérito. É uma trabalhosa corrida de obstáculos cujas barreiras, uma a uma, são ultrapassadas por concursos de provas e títulos. Isso exige talento, esforço, dedicação ao trabalho, desprendimento, competência e probidade pessoal e científica, atributos que o prof. Lamartine tinha de sobra.
O que pretendo enfatizar são as qualidades do ser humano prof. Lamartine Junqueira Paiva.
Tranqüilo, solícito, prestativo, humilde, modesto, amigo, companheiro, a todos atendia com cortesia e boa vontade. Inúmeras vezes vimo-lo interromper os seus afazeres quando alguém lhe batia à porta _ fosse um seu colega de cátedra ou o mais humilde serviçal do hospital _ pedindo-lhe que lhe olhasse a garganta, p.ex.. Imediatamente, com solicitude ia o prof. Lamartine ao ambulatório, examinava-o, dava-lhe a receita, um sorriso e uma palavra de ânimo e conforto e, em algumas circunstâncias, ajuda material! Com discrição e respeito. Alma genuinamente generosa. Tinha as duas mãos para doar e nenhuma para receber!
Pessoas como o prof. Lamartine ajudam a construir um mundo melhor e dizem a nós, brasileiros, que este país tem também gente decente, exemplos que são de ética, honradez, dignidade, caráter, desprendimento e honestidade elevando-nos a auto-estima, achincalhada por algumas excelências, antíteses de todas essas virtudes.
Os que tivemos o privilégio de com ele conviver por muitos anos nas lides diárias do hospital universitário, agradecemos a Deus o ter-nos concedido essa graça e, se a sua morte nos trouxe muita tristeza, se a terra se empobreceu com a sua partida, com certeza o céu, enriquecido pela sua chegada, preparou-lhe uma grande festa.
Que Deus o tenha consigo na vida eterna e lhe conceda o lugar de honra que merecem os que na vida terrena praticaram o bem incondicionalmente.
Bem-aventurados os que têm puro o coração, porquanto verão a Deus. (S. Mateus, cap. V, v. 8.)
José Câmara
SP, 06/10/2007
A missa de 7º dia do prof. Lamartine Paiva será à 19 horas do dia
10/10/2007 (4ª feira) na igreja São Domingos à rua Caiubi 164, Perdizes.
|