O panorama da pós-graduação brasileira indica uma melhoria na qualidade dos mestrados e doutorados. Do total de 2.266 programas de pós-graduação avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), 35,3% obtiveram conceito 4, que significa bom desempenho. O conceito 5, de alto nível de desempenho, representa 21,1% dos programas. E 9,7% tiveram conceitos 6 e 7, exclusivos para programas que oferecem doutorado com nível de excelência, desempenho equivalente ao dos mais importantes centros internacionais de ensino e pesquisa, e alto nível de inserção internacional.
A Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP, comandada pelo professor titular Ricardo Ferreira Bento, mais uma vez mostrou seu potencial de pesquisa. Atingiu nota 5 entre aquelas que se encontram na área de Medicina III - dedicada às especialidades cirúrgicas. Nessa área somente 3 (7%) disciplinas da FUSP (ORL, Cirurgia Torácica e Urologia) conseguiram nota 5.
Os resultados da Avaliação Trienal 2007, que analisou o desempenho de 2.070 cursos de mestrado acadêmico, 1.182 de doutorado e 157 de mestrado profissional, no período de 2004 a 2006, foram divulgados na quarta-feira, 10, em solenidade realizada na Sala de Atos do Ministério da Educação (MEC). Receberam o conceito 3, de desempenho regular, que atende o padrão mínimo de qualidade exigido, 29, 9% dos cursos. E somente 4% receberam conceitos 1 e 2, considerados insuficientes para a recomendação.
Avaliação Trienal 2007
A Capes avalia os cursos de pós-graduação desde 1976. "Nesses 31 anos, a avaliação ganhou enorme credibilidade no Brasil e no exterior", diz o presidente da Capes, Jorge Guimarães. Ele destaca que a avaliação subsidia os avanços de nosso país na produção científica. "O Brasil está em 15º lugar no mundo, na produção científica, tendo ultrapassado muitos países com maior tradição na pesquisa e formação de recursos humanos. Há uma correlação absoluta entre esse crescimento e a formação de doutores".
De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, o Brasil está galgando degraus importantes no ranking internacional de produção científica, onde está chegando a 2% da produção científica mundial. "Nosso desafio é fazer essa produção científica chegar às salas de aula, na educação básica e na graduação, e ao mundo da produção tecnológica, aumentando a produtividade do trabalho. Esses são dois objetivos importantes do Plano de Desenvolvimento da Educação", salientou Haddad.
Para o diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, os resultados mostram a pluralidade do sistema. Além de instituições de ensino e pesquisa, o sistema de pós-graduação inclui cursos ministrados em hospitais, como o do Câncer em São Paulo, institutos, como o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), e até em uma Organização Não Governamental, o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE). Janine destacou a avaliação do mestrado profissional, feita separadamente do mestrado acadêmico. "Pela primeira vez, pessoas do segmento profissional colaboraram para fazer essa avaliação, em conjunto com os acadêmicos. Essa medida resulta numa avaliação desses programas, melhor do que no passado."
Os cursos que receberam conceitos 1 e 2 terão prazo de 30 dias para entrarem com pedidos de recursos. Os resultados finais estão previstos para dezembro. (Fátima Schenini). Os resultados gerais podem ser pesquisados no link
http://www.capes.gov.br