Histórico
Em 1980 o Prof. Ricardo Bento ainda residente freqüentou o Curso de Dissecção do Prof. Rudolf Lang, primeiro curso regular de Dissecção de Osso Temporal do Brasil.
Por alguns anos ele foi convidado como monitor do Curso. Em 1985 o Prof. Ricardo começou a ministrar na Universidade de São Paulo um curso regular de Dissecção aos moldes do curso organizado pelo Prof. Lang. Os cursos de Dissecção de Osso Temporal da FMUSP se tornaram tradição no meio otorrinolaringológico mundial. Mais de 1.500 médicos já passaram por eles e mais de 130 edições aconteceram no Brasil e no mundo.
Regularmente acontece em São Paulo e Salvador (na UFB), já foi realizado em 22 países entre eles USA, Espanha, Portugal, Argentina, Chile, Índia, China, Rússia, Colômbia, Peru, Austrália, França, Itália, Escócia, México, Canadá, Nova Zelândia, Grécia, Bolívia e Paraguai, Suécia e Finlândia.
Por estes países, já passaram 1.576 participantes sendo o maior curso de dissecção já realizado no mundo pelo mesmo professor.
Nada melhor que homenagear o Prof. Lang que na PUC-RS começou esta saga fazendo esta edição em Porto Alegre e com convidados ilustres do Rio Grande do Sul.
Os Professores Nedio Steffen e Sergio Mousalle apresentaram o histórico da atuação do Prof. Lang na PUC-RS.
O Prof. Ricardo Bento, emocionado pela oportunidade, destacou a importância do Prof. Lang em sua carreira e de muitos outros profissionais como otologistas e na formação otológica brasileira, sendo o primeiro presidente e fundador da Sociedade Brasileira de Otologia.
Responsáveis:
Prof. Dr. Nedio Steffen
Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento
Organização:
Dr. Sergio Mousalle
Dr. Nelsoni de Almeida
Dra Inesângela Canali
Prof. Dr. Rubens Vuonno De Brito Neto
Dra. Mariana Hausen Pinna
Dr. Robinson Koji Tsuji
Professores Convidados:
Dr. Celso Dall'Igna
Dr. Luiz Lavinsky
Dr. Sady S. Costa
Dr. Geraldo Jotz
Dr. Luiz Carlos Fontoura Carpes
Objetivos do curso:
Os participantes têm oportunidade de estudar toda a anatomia cirúrgica do osso temporal, bem como praticar dissecção em todas as estruturas do osso.
Ao término do curso, os participantes deverão conhecer detalhes de toda a anatomia e saber praticar, em osso temporal, acessos cirúrgicos otológicos como mastoidectomias, labirintectomias, acesso à fossa jugular, ao seio sigmóde e ao conduto auditivo interno.
O curso tem a finalidade de estudar a anatomia cirúrgica do osso temporal; técnicas cirúrgicas são discutidas, porém não são o objetivo principal do curso.
Conteúdo Teórico:
08:00 as 08:30
Abertura
Nedio Steffen, Ricardo Bento e Geraldo Jotz
08:30 as 09:15
Miringoplastias e Timpanoplastias
Celso Dall'Igna
09:15 as 10:00
Mastoidectomias
Sady S. Costa
10:00 as 10:30 - Intervalo
10:30 as 11:15
Estapedectomias
Sergio Mousalle
11:15 as 12h00
Implantes Cocleares
Robinson Koji Tsuji
12:00 as 13:30 - Almoço
13:30 as 14:15
Próteses Implantáveis
Ricardo Bento
14:15 as 15:00
Tumores do Osso Temporal
Rubens Brito
15:00 as 15:30 - Intervalo
15:30 as 16:15
Cirurgia do Nervo Facial
Luiz Carlos Fontoura Carpes
16:15 as 17:00
Cirurgia da Vertigem
Luiz Lavinsky
|