V Oficina De Reabilitação de Pacientes Usuários de Implante Coclear do HCFMUSP aconteceu nos dias 15 e 16 de março
21/03/2013
A fonoaudióloga Lilian Flores foi a palestrante da V Oficina de Reabilitação de Pacientes Usuários de Implante Coclear do HCFMUSP, que contou com a presença de profissionais de vários estados do Brasil


Veja a Galeria de Imagens
Um dia e meio de palestras e trocas de experiências entre as fonoaudiólogas participantes e os organizadores da V Oficina de Reabilitação de Pacientes Usuários de Implante Coclear do HCFMUSP, que aconteceu no último final de semana.

Presidido pelo Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento e organizado pelo Dr. Robinson Koji Tsuji, fonoaudiólogas Profa. Dra. Valéria Goffi-Gomes e Ana Tereza Magalhães, o evento se iniciou na sexta-feira, dia 15 de março, às 8h30min e contou com a maioria das palestras da fonoaudióloga Profa. Dra. Lilian Flores, com temas como A Teoria da Mente e a Reabilitação, Inteligência e Emoções: Pensamento e Ação: A cor do cérebro e a reabilitação,Estratégias para desenvolver as habilidades auditivas em crianças implantadas tardiamente e em adolescentes Estratégias para desenvolver a linguagem oral e estimular a fala antes do implante, "quando não se tem a audição",Estimulação em crianças com implante coclear bilateral. Igual ou diferente?,O universo dos conto e a importância dos livros na reabilitação.

"Oficinas como essa são extremamente necessárias. Nós, cirurgiões, sabemos da importância do tratamento realizado por todos os fonoaudiólogos para a excelente complementação do caso da cada paciente que operamos. E a Profa. Lilian Flores, mesmo doente, nos prestigiou com suas aulas excelentes e sua experiência em todos os anos de trabalho. Todos nós só temos a agradecer", disse Dr. Robinson Koji Tsuji no último dia do evento.

"Tenho um carinho todo especial por esse país. Vejo profissionais atentas, criativas, carinhosas com seus pacientes e participar de eventos como esse, sempre é um grande privilégio", disse a fonoaudióloga palestrante.

Ana Maria Galeano Ramos, fonoaudióloga de Foz do Iguaçu, PR, comentou que foi excelente participar da Oficina. "Desmistifiquei muitos conceitos que seguia. Aprendi a trabalhar o lúdico de meus pacientes de forma mais específica. Extremamente interessante tudo o que assisti", disse ela.

Já a fonoaudióloga Cristiane Pedruzzi, de Maceió, AL, gostou muito da dinâmica apresentada por Lilian Flores. "Não conhecia a palestrante, e o conteúdo de reabilitação unindo a fonoaudióloga à professora do paciente, auxiliará - e muito - a reabilitação da criança. Valeu muito ter vindo", comentou a fono.

Sistema FM
A fonoaudióloga Ana Tereza Magalhães também ministrou uma aula sobre os benefícios do sistema FM para os implantados em idade escolar. E, no final do evento, uma boa surpresa relacionada ao tema. Segundo a fonoaudióloga Mariane Perin, já está em consulta pública a utilização do sistema FM em escolas públicas. E pediu a todos que divulgassem para auxiliar a implementação. O link é http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=39823 e até o final de março deverá sair uma resposta do governo para uso definitivo nas escolas brasileiras.


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias