FINALIDADE
O Hospital das Clínicas investe em pesquisa a partir dos seus Laboratórios de Investigação Médica (LIMs), criados em 1975 e atualmente coordenados pelo Prof. Dr. José Eluf Neto. Os LIMs formam uma estrutura composta por 62 Unidades Laboratoriais. Estas Unidades, vinculadas aos Departamentos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), possuem as seguintes finalidades:

1. Desenvolver pesquisa científica;
2. Padronizar novas técnicas e métodos de diagnóstico possibilitando sua implantação para atendimento de pacientes em outras unidades do HC;
3. Promover a formação de pesquisadores em pesquisa básica e aplicada;
4. Servir de campo de ensino e treinamento de estudantes de escolas de nível superior, cujos currículos sejam relacionados com as ciências da saúde;
5. Servir de campo de desenvolvimento e treinamento para profissionais da saúde;
6. Realizar cursos no campo da medicina e da saúde.

TRAJETÓRIA
O LIM-32 pertence à Disciplina de Otorrinolaringologia e é um dos 62 LIMs de todo o complexo HC-FMUSP. Graças ao empenho, à participação de muitos pesquisadores da nossa Disciplina e também à coordenação do Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento e do Prof. Dr. Luiz Ubirajara Sennes o LIM-32 tem se mantido à frente nos diversos Relatórios de Produção Científica, anualmente realizados. Desde 2009 o LIM-32 passou a ser coordenado pela Dra. Jeanne Oiticica. Atualmente o laboratório está passando por uma reforma para adequar sua infraestrutura a ciência básica, a novas metas e a linhas de pesquisa inovadoras. O embrião para atual reestruturação física do LIM-32 surgiu em 2006, por iniciativa do Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento e da Dra. Jeanne Oiticica, com dois grandes objetivos: (1) capacitar o laboratório com os equipamentos necessários para realizar testes genéticos; (2) desenvolver dentro da clínica as pesquisas com células-tronco. Para isto, projetos de pesquisa foram desenvolvidos e auxílios à pesquisa foram solicitados às principais agências de fomento do país. Três linhas de pesquisa principais ganharam apoio financeiro e viabilizaram esta reestruturação: 1) Implante de células-tronco do órgão de Corti na orelha interna para terapia da surdez; 2) Terapia gênica nas células-tronco da orelha interna para terapia da surdez; 3) Regeneração do nervo facial através da implantação de células-tronco derivadas do estroma de medula óssea.

EQUIPE ATUAL
Dra. Jeanne Oiticica, PhD – Responsável pelo Laboratório de Investigação Médica (LIM-32)
Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, PhD – Responsável Substituto pelo Laboratório de Investigação Médica (LIM-32)
Karina Lezirovitz, PhD - Pesquisadora Científica e Geneticista do Laboratório de Investigação Médica (LIM-32)
Melissa Bastos, MS - Técnica de Laboratório de Nível Médio e Bióloga do Laboratório de Investigação Médica (LIM-32)


AUXÍLIOS À PESQUISA OBTIDOS FRENTE A ÓRGÃOS DE FOMENTO NACIONAL
A trajetória da equipe no período 2008-2010 inclui apoios financeiros concedidos pelas principais agências de fomento à pesquisa no país, incluindo apoio financeiro concedido pelo CNPQ, FAPESP e CAPES. Em 2009, a equipe entrou para o seleto rol de pesquisadores que fazem parte da recém-criada Rede Nacional de Terapia Celular (RNTC), cujo objetivo principal é estruturar nacionalmente a pesquisa com células-tronco, integrando grupos de pesquisa em todo o país e centros de tecnologia celular para gerar conhecimento científico e competência tecnológica para assistência à saúde. A equipe faz parte também do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Células-Tronco (INCT), cuja missão é estabelecer um banco de células-tronco de pacientes e promover ensino e treinamento para profissionais no uso de células-tronco em projetos de pesquisa e em abordagens terapêuticas; atuando como um centro de referência mundial para pesquisas na área.

COLABORAÇÕES ESTABELECIDAS
O LIM-32 possui hoje parceria e colaboração com professores dos mais diversos centros de pesquisa incluindo o Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), o Instituto do Coração (INCOR), a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

LINHAS DE PESQUISA
Os LIMs são muito importantes para o HC em geral e para cada Disciplina em particular. O LIM 32 conduz pesquisas clínicas e experimentais de natureza variada. As linhas de pesquisa atualmente em destaque em nosso LIM são:
1. Pesquisa experimental e análise crítica das técnicas cirúrgicas sobre o osso temporal;
2. Pesquisa em próteses eletrônicas cirurgicamente implantáveis para deficiência auditiva profunda;
3. Cultura e implantação de células ciliadas da cóclea;
4. Terapia gênica no tratamento da surdez;
5. Transplante de células-tronco adultas e embrionárias na terapia da surdez;
6. Genética molecular humana com ênfase em surdez hereditária e mapeamento gênico;
7. Mecanismos fisiopatológicos dos distúrbios vestibulares periféricos;
8. Bases clínicas e experimentais da fisiopatologia e tratamento do zumbido e da hiperacusia;
9. Correlação entre alterações estruturais, funcionais e inflamatórias na fisiopatogenia das rinossinusites;
10. Anatomia e radiologia aplicada à abordagem das cavidades nasossinusais e base anterior do crânio;
11. Pesquisa anatômica e experimental das propriedades biomecânicas da laringe no desenvolvimento das funções respiratória, fonatória e esfinctérica;
12. Aspectos imunológicos, anatômicos e funcionais das vias aéreas superiores e sua influência no desenvolvimento estomatognático-facial e no sono;

CONTATO
Veja as fotos da nossa infra-estrutura e venha nos visitar!
Se você tiver interesse em realizar um projeto, por favor, contate-nos pelo email: jeanneoiticica@bioear.com.br








LIM-32 TEM OBRAS AVANÇADAS

O Laboratório de Investigação Médica (LIM-32) do Departamento de Otorrinolaringologia da FMUSP está com obras em estágio avançado. As duas empresas responsáveis pela reforma, a M&S (construtora) e a Método (gerenciadora), anteciparam o prazo de entrega em 30 dias. A Dra. Jeanne Oiticica (Chefe do LIM-32) e a Dra. Karina Lezirovitz (pesquisadora científica) inspecionaram pessoalmente as novas instalações.

LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO DE OTORRINOLARINGOLOGIA DA FMUSP AVALIADO COMO “A”

Divulgado no último dia 14/01/2011 o resultado da avaliação da produção científica dos grupos de pesquisa dos LIM (Laboratórios de Investigação Médica), ano base 2009. O LIM32 do Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, chefiado pela Dra. Jeanne Oiticica e pelo Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, subiu de categoria em relação à avaliação do ano anterior. A média de produtividade científica que era 1,81 em 2008 passou para 1,92 em 2009, o laboratório passou de 24º para 19º colocado entre todos os LIM, migrando de categoria B para categoria A. Parabéns a todos os pesquisadores que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso no desempenho da produtividade científica. A reforma física do laboratório teve início no dia 10/01/2011 e tem previsão de durar 4 meses. Após a inauguração, o laboratório terá condições de ampliar as pesquisas na área de biologia celular e molecular, com cultura com células-tronco e testes genéticos; e consequentemente aumentar o impacto das publicações vinculadas ao nosso Departamento.



13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias